Aprimoramento da Assistência Social é debatido durante Conferência Municipal
Dezenas de pessoas participaram da 14º Conferência Municipal de Assistência Social de Capivari de Baixo na manhã desta quinta-feira (6). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente (Ceaca). O evento reuniu gestores públicos, usuários do sistema e membros da sociedade civil.
O objetivo da conferência é fazer uma avaliação da política de assistência social no município e definir diretrizes, com base na avaliação local, para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), elencando propostas para o âmbito municipal, estadual e federal. O tema central da edição deste ano é “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.
Na abertura do evento, a prefeita interina Márcia Roberg Cargnin destacou a importância do trabalho da Assistência Social no município. “A causa social é a base de tudo. A gente precisa investir na saúde, na educação, que são necessárias, mas o social também é muito importante. Você não tem uma boa educação, se o social não vai bem. A saúde não vai bem, se o social não for bem também. O social hoje é o engajamento maior que a gente deve ter”, ressaltou.
Durante a conferência, os participantes discutiram questões que são prioridades para essa política pública com base em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos, além de benefício e transferência de renda. O evento contou ainda com uma palestra com a assistente social Mariana Jacques e uma apresentação de dança de alunas do Ceaca.
Ao final do encontro, foram eleitos os quatro delegados que vão representar Capivari de Baixo na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 9 a 11 de outubro em Florianópolis.