Capivari de Baixo adere à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído em Lei Federal. O país inteiro costuma promover ações antes e durante este dia de conscientização  da sociedade sobre este problema.

 

Capivari de Baixo mais uma vez aderiu à Campanha e promoverá atividades que reforçam a importância de enfrentarmos o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes como algo.

 

Profissionais das ESFs farão um trabalho de esclarecimento e conscientização nas escolas, no âmbito do Programa Saúde na Escola – PSE. Além do público infanto juvenil, a Secretaria de saúde busca a mobilização da sociedade com foco na prevenção.

 

O Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – é um serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

 

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor à de uma criança.

 

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).  Este ano a campanha “Faça Bonito” completa 20 anos de realização, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 

O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como local privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.