Transplante de árvore completou um ano e operação teve êxito
Completou nessa terça-feira (25) o período de um ano em que foi feito o transplante uma árvore da espécie Flamboyant de cerca de 10 metros de altura, retirada do local onde será construída a cabeceira norte da ponte Stélio Cascaes Boabaid, que ligará Capivari de Baixo (via bairro Santo André) a Tubarão (bairro Passagem).
A árvore foi transferida para o Parque Diamante + Energia e teve a participação da equipe do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Capivari de Baixo, e a execução do trabalho de uma empresa privada.
A árvore passou por um procedimento de conservação de 30 dias (adubação, terra preparada e água) e outros cuidados especiais. O transplante foi exitoso e passado um ano a árvore está completamente revigorada e adaptada ao novo local
Para comemorar o feito, o Programa de Educação Ambiental da Diamante Geração de Energia, que funciona nas dependências do Parque levou até o local uma turma de crianças da Fundação Educacional Joanna De Ângelis, de Tubarão, que visitava o Programa nesse dia.
Dois profissionais de uma empresa de falcoaria fizeram demonstrações com uso de um gavião e uma coruja de como as árvores são importantes para o meio ambiente, para a fauna e flora. Os animais encantaram crianças e adultos que participavam do evento.
Diretores do Parque e da Diamante Geração de Energia também prestigiaram a atividade.
Ponte Stélio Cascaes Boabaid e as mudanças na mobilidade urbana
O processo licitatório da cabeceira da ponte e de obras do entorno já foi publicado pela prefeitura de Capivari de Baixo e os envelopes com as propostas serão abertos na primeira quinzena de maio.
A ponte (vão central) já está praticamente pronta e tem 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura foi construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, entre a avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo, e a avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão.
O prazo final de entrega de todas as obras (vão central, mais as cabeceiras) é dezembro de 2023.
A nova ponte vai mudar substancialmente o trânsito nas duas cidades. Em Capivari, espera-se que o novo anel viário de acesso à região central da cidade e à BR-101 deixará o trânsito com mais fluidez e segurança.
A CCR ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho Sul da rodovia federal vai construir uma ponte na marginal da BR-101, sobre o rio Capivari, possibilitando mais um canal de trafegabilidade (via avenida Paulo Mello).