Três escolas do município serão contempladas com biodigestores

 

Três escolas de Capivari de Baixo foram contempladas com a instalação de um biodigestor em cada uma delas. As três unidades foram incluídas na proposta que Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel – CIM/Amurel cadastrou junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no programa Escolas +Verdes, iniciativa que tem como objetivo promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras.

 

A iniciativa é realizada em parceria com Ministério da Educação (MEC), e visa promover ações de cidadania e educação ambiental, como a separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reuso e eficiência no uso de água, eficiência energética e energias renováveis.

 

O edital do MMA previa a solicitação de até 10 biodigestores por proposta enviada, contemplando no mínimo quatro municípios. A adesão era por interesse de cada município e Capivari conseguiu incluir as três escolas. O edital era voltado apenas para consórcios públicos.

 

As escolas que receberão os biodigestores são a EMEB Vitorio Marcon; EMEB Stanislau Gaidzinski Filho e a EMEB Pequeno Polegar.

 

O projeto tem como propósito desenvolver atividades nas escolas municipais, com o objetivo de coletar resíduos orgânicos do refeitório para produção de biogás e biofertilizante para reutilização na horta escolar.

 

As diretoras das três escolas envolvidas, a analista ambiental do Município, Renata Porto Morais e o assessor de planejamento e orçamento da Prefeitura Deiviti Martins estiveram na última segunda-feira (20) em visita a um biodigestor similar aos que serão instalados em breve. O equipamento fica na escola Cleto da Silva, na localidade da Guarda, em Tubarão.

 

A visita reuniu também os representantes de Armazém, Sangão e Tubarão, que são os outros três municípios beneficiados.

 

O CIM/Amurel ainda fará a licitação para a compra dos equipamentos, da mão de obra para instalação e para o treinamento das pessoas que vão manusear os biodigestores.