Idosos a partir de 70 anos já podem receber a vacina bivalente a partir de segunda-feira, 27 de fevereiro
Pessoas com 70 anos de idade ou mais já podem receber a dose da vacinar bivalente contra a Covid-19 a partir de segunda-feira, 27 de fevereiro. Além dos idosos, também serão contemplados os pacientes com doenças imunossupressoras, residentes de instituição de longa permanência e os quilombolas. Este grupo é prioritário nesta primeira fase de campanha com a vacina bivalente, que como o nome já supõe, é capaz de imunizar contra mais de uma versão de um vírus de uma só vez.
A vacinação deste grupo será concentrada na ESF Santa Lúcia. São estimadas 1.550 pessoas nessa faixa etária no município. E é necessário ter o esquema primário completo com a vacina monovalente.
A para a fabricação da vacina bivalente é usada a tecnologia do mRNA com dois códigos genéticos. No caso da Pfizer, que é a vacina a ser usada em Capivari de Baixo, está sendo usado o código da cepa original da covid-19 e o da variante ômicron, que é a predominante nas infecções recentes no mundo todo.
Cientistas esperam que essa atualização seja capaz de diminuir os últimos aumentos no número de casos. Essa versão deve ser usada, em um primeiro momento, apenas em grupos prioritários e doses de reforço.