Nota de esclarecimento
No dia 26/01/2023, aproximadamente às 19h30, apresentou-se no Pronto Atendimento de Capivari de Baixo, uma senhora acompanhada de sua filha, para o atendimento médico. Já na recepção, a servidora solicitou a documentação para cadastro e posterior atendimento da criança e a senhora informou que naquele momento não estava com os documentos.
Ambas foram encaminhadas à sala de triagem e atendidas pela equipe de enfermagem (Enfermeira e técnica de enfermagem). A senhora relatou que a criança engasgou-se com alimento e procurou o Corpo de Bombeiros para o primeiro atendimento e após o atendimento dos bombeiros, verificou-se que a criança estava bem, sendo orientada a procurar por atendimento médico.
Neste primeiro contato com a equipe de enfermagem do Pronto Atendimento, avaliou-se que a criança estava com respiração espontânea, sem sinais de desconforto respiratório, uma boa coloração de pele e extremidades, estando a criança ativa e responsiva.
Prosseguindo o atendimento solicitou-se que a identificação da mãe e da criança fosse apresentada com documentos físicos ou digitais. Orientamos ao pai (que se fazia presente no momento) que ele poderia ausentar-se para a busca dos documentos. Após a negativa da apresentação dos documentos de identificação, os pais iniciaram agressões verbais contra a equipe de enfermagem. Foi esclarecido a importância da apresentação de documento que identifique a pessoa. Informamos, na tentativa da identificação da paciente que seria possível também ser resolvido de outras formas, sendo que uma delas seria fazer contato com o Conselho Tutelar de Pescaria Brava, município onde reside a família, que se disponibilizaria a auxiliar na solução deste empasse. Estando de acordo, foi feito o contato.
A equipe administrativa do Pronto Atendimento realizou telefonema para a conselheira de plantão de Capivari de Baixo e para a conselheira de plantão do Município de Pescaria Brava. A conselheira de Pescaria Brava, com a intenção de prestar ajuda, prontificou-se em ir até a casa dos pais para confirmação dos dados repassados para que fosse possível a identificação da criança. Os pais evadiram-se do local.
Reforçamos a importância da apresentação de documentação para o atendimento que identifique o paciente.
Reiteramos que a apresentação dos documentos é fundamental como parte do processo de atendimento. Evidentemente que em casos como urgência e emergência, a prioridade sempre foi, é e continuará sendo a vida de nossos pacientes, principalmente em situações de ameaça à vida.
Nossa equipe não mede esforços no atendimento e zela pela qualidade do serviço público, garantido no direito do cidadão que utiliza o Sistema Único de Saúde em nosso município.