Educação entra em contagem regressiva para início das aulas
A Secretaria de Educação publica na próxima sexta-feira (27) a classificação do processo seletivo para escolha das vagas dos profissionais a serem contratados em regime de ACT (Admitido em Caráter Temporário) para atuarem no ano letivo de 2023.
Esta será a última pendência em relação aos recursos humanos para a volta às aulas. Estima-se que 471 professores entre efetivos e ACTs estarão atuando neste ano letivo. Estão sendo aguardados 2.907 alunos na rede municipal de ensino.
No momento, as unidades escolares passam por limpeza e pequenas manutenções, exceto duas: O CEI Anita Brunel Alves e a Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Polegar, que passam por grandes reformas e ampliações.
No CEI Anita a obra prevê a construção de duas novas salas de aula, com banheiros, e a reforma geral da estrutura.
A Escola Pequeno Polegar ganhará duas salas de aula novas, uma sala para jogos e uma biblioteca nova. Além destas ampliações a escola passará por uma reforma geral e adaptações de espaço.
A grande novidade é que a Secretaria Municipal de Educação vai mudar de endereço em breve. Toda a estrutura da Secretaria será abrigada no antigo Recreio do Trabalhador, onde também funcionou o Fórum da Comarca até poucos dias atrás. O setor de merenda escolar e o Serviço de Atendimento e Avaliação Diagnóstica – Saad, que atualmente não estão na mesma estrutura física da Secretaria passarão a estar no mesmo ambiente.
As aulas iniciam dia 06 de fevereiro. “Neste ano, o principal objetivo será a valorização do profissional do magistério e foco na aprendizagem dos alunos. De acordo com o PNE – Plano Nacional de Educação, implantar estratégias para cumprimento de ações em consonância com o Plano Municipal de Educação. Também é nossa meta melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para isso estamos com o projeto de reforço escolar no contra turno. Também queremos implantar tecnologias como: laboratórios de ciências e lousas digitais”, adianta a secretária de Educação, Márcia Roberg Cargnin.