Secretaria de Educação ganha nova sede
A Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo passará a atender a partir do primeiro dia de fevereiro nas instalações do antigo Recreio do Trabalhador, como é conhecida a casa que até o início deste ano abrigava o Fórum da Comarca do município.
Com a mudança da Comarca para a Rua João Rodrigues Martins, 164, o imóvel público até então ocupado pelo Fórum voltou à posse da Prefeitura e será ocupado em breve pela Secretaria de Educação, que ainda está instalada no Paço Municipal.
A limitação de espaço físico da Secretaria era um problema crônico. Por conta disso, o almoxarifado, o setor de merenda e o Serviço de Atendimento e Avaliação Diagnóstica – Saad passaram a funcionar em outros prédios. Contudo, a medida se mostrou insuficiente.
A nova casa, com 754,00m² de área construída, reunirá todos os serviços e atendimentos prestados pela Educação, incluindo os setores de merenda, Saad e almoxarifado, permitindo também mais conforto aos servidores e ao público atendido.
História e memória
O Recreio do Trabalhador foi construído em 1955, pela Companhia Siderúrgica Nacional – CSN para ser o local de lazer dos funcionários da empresa pública que acabara de se instalar no então Bairro Capivari. Tinha sala de jogos, cinema, biblioteca, bar e outros cômodos voltados ao lazer.
A convivência social dos trabalhadores da CSN e suas famílias está na memória afetiva da sociedade capivariense que viveu naquela época.
Por conta da importância histórica e cultural, o Recreio do Trabalhador foi tombado Patrimônio Histórico em 1997, e passou a se chamar Casa da Cultura Manoel Joaquim da Rosa. O local também foi sede do Serviço Social da Indústria – Sesi e está localizado na Rua Márcio Portela, Centro.