Pioneiro no xadrez indoor, Capivari de Baixo terá 1º jogo oficial no dia 23/11

A Prefeitura de Capivari de Baixo vai proporcionar, no próximo dia 23, algo inédito na região, uma partida completa de xadrez indoor. O jogo será entre enxadristas da Escolinha Esportiva do município contra um time do Ceaca.

 

O espetáculo desportivo ocorrerá na quadra do Ginásio Juan Manuel dos Santos, a partir das 14h, e terá entrada franca, conforme explica o idealizador do projeto na cidade, o servidor público Iranildo Argemiro.

 

A apresentação do tabuleiro às autoridades e à imprensa ocorreu no dia 21 de setembro, quando as peças humanas foram dispostas pela primeira vez, em exibição comandada pelo professor Muriel Foizer.

 

Estudantes das cinco escolas da rede municipal, das quatro estaduais, do Ceaca e da Apae terão a oportunidade de participar de jogos oficiais, campeonatos internos e até mesmo disputas mesorregionais.

 

O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Cultura, Turismo e Tecnologia. O tabuleiro tem sete por sete metros e as peças utilizadas são humanas, distribuídas em uma lona de 9×9. O capitão de cada time (do lado de fora) fica responsável em decidir as jogadas, mas sempre alinhado com os jogadores, cada um buscando o melhor xeque-mate.

 

O prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, que participou do jogo de exibição e aprovou a ideia, aponta que o xadrez trabalha diversos aspectos, especialmente na questão do desenvolvimento cognitivo, um deles é o incentivo intraneural. “Isto fica ainda mais evidente quando são usadas peças humanas em vez das tradicionais Peão, Torre, Cavalo, Bispo, Rainha e Rei”, avalia o gestor público.