Prefeitura, Senai, Sebrae, Senac, Univinte e empresários apontam potencial crescimento de Capivari de Baixo

Um rico encontro entre poder público, representantes da iniciativa privada (prestadores de serviços, industriários, comerciantes) e instituições de ensino técnico, profissionalizante e superior, marcou as potencialidades de Capivari de Baixo e as prospecções de avanço no mercado local e regional.

 

O 1º Fórum de Educação Profissional e Empregabilidade foi debatido na sede do Senai Capivari. O evento teve organização conjunta da Prefeitura, Sebrae e do anfitrião (Senai/Sesi/IEL). Representantes do Senac e Univinte também apresentaram projeção de crescimento, como o aumento considerável de matrículas e cursos, refletindo em mais mão de obra qualificada, mais empreendedores, mais vagas de emprego, maior renda e, consequentemente, ascensão da qualidade de vida no município e região.

 

A intenção do grupo foi apontar as principais áreas de atuação profissional e que particularidades e demandas individuais cada empresa ou setor possuem, além de questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, emprego e ao vocacionamento industrial e comercial do município.

 

Pelos números e projeções apresentadas pelas partes envolvidas, a cidade termelétrica tem dado um salto qualitativo em diversas áreas neste período pós-pandemia. “A unidade do Senai em Capivari é um exemplo de recuperação. Nós ressuscitamos um espaço que hoje poderia estar fechado. Houve empenho de muita gente e unidos, e foi essencial a preocupação e parceria firmada com o poder público local, conseguimos não só manter a unidade, mas fazer projeções positivas para os próximos anos, e que já podem ser observadas no fim de 2022”, garante a gerente executiva Litoral Sul do Senai, Graziela da Silva Branco.

 

A Prefeitura tem contrato vigente com o Senai, o qual oferta de 30 bolsas de estudo por semestre, e custeia 90% dos cursos de Automação Industrial, Manutenção Automotiva e Eletrotécnica. São dez vagas para cada curso e um dos critérios para se inscrever é que o estudante resida em Capivari de Baixo e apresentem certo grau de carência e bom desempenho escolar.

 

Selo de Município Empreendedor

Em junho deste ano, Capivari recebeu, do Sebrae, um dos principais selos de reconhecimento: o de Município Empreendedor, pelos esforços em prol da simplificação do ambiente de negócios e pela adesão à Lei de Liberdade Econômica.