Prefeitura realiza doação de 2 veículos à Polícia Civil por meio de convênio
A Prefeitura de Capivari de Baixo busca envolver o máximo de entidades civis, militares, sociais, educacionais, associações e Organizações Não Governamentais (ONGs) na gestão conjunta do município.
Convênio como o firmado com a Polícia Civil, por meio da Lei 2177, de 18 de agosto de 2022, possibilitou, por exemplo, a doação de dois veículos à instituição de segurança pública. Uma caminhonete Nissan Frontier e um Hyundai Creta – ambos 0km -, os quais já estão à disposição da equipe da Delegacia de Capivari, hoje comandada pela delegada Jucinês Dilcinéia Ferreira.
Com a chegada da Nissan e do Creta, a Delegacia hoje conta com sete veículos, mas dois estão em processo de baixa, segundo a delegada. “Essas viaturas vieram em ótimo momento! Agradecemos a parceria com a Prefeitura. Já estamos utilizando no trabalho ostensivo, cumprimentos de mandados de prisão e transporte de presos, por exemplo”, resume Jucinês.
A Delegacia da Polícia Civil atende o público capivariense de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e mantém plantão em Tubarão, com participação da equipe local.
No Termo de Doação, organizado por servidores da Assessoria de Gestão de Convênios do Executivo, está especificado que a aquisição dos veículos foi proveniente de recursos advindos de Convênio de Trânsito (nº 2017TN001501), também celebrado entre o Município de Capivari de Baixo e a Polícia Civil.
O ano de 2022 tem registrado bons índices para a segurança pública de Santa Catarina. E é a realidade do município também, muito em virtude do trabalho conjunto das polícias Civil, Militar, Penal e Científica. Entre janeiro e julho, o Estado teve a menor taxa de assassinatos por 100 mil habitantes desde 2008, quando os números começaram a ser contabilizados. Atualmente, a taxa está em 4,56, abaixo até de índices de países superdesenvolvidos, como os Estados Unidos: entre 5 a 9,9 homicídios, e na contramão da taxa nacional: mais de 20 homicídios.