De olho em Paris 2024, servidor da Prefeitura disputa Catarinense de Supino neste fim de semana

Ezequiel de Souza Correa, o Zico, coordenador de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo, vai em busca da quebra de mais um recorde em sua carreira vitoriosa no supino ou halterofilismo. Neste fim de semana, ele disputa o Campeonato Catarinense da modalidade na cidade de Ilhota, na região de Blumenau.  

 

Zico pretende levantar mais 175 quilos na barra, recorde que pertence ao capivariense. Sua prova ocorre neste sábado (15), com início da pesagem às 7h e da competição às 9h. Ele estará em duas categorias: a Especial “deficiente físico” e a convencional “que é a aberta”, onde terá adversários de até 74kg. A do paralímpico é de até 72kg.

 

“A meta é quebrar o meu próprio recorde, que já está perdurando por quatro anos. Peço a torcida de Capivari de Baixo para trazer mais esta medalha à cidade que tanto amo”, convoca Zico.

 

Ezequiel lidera o ranking na sua categoria (72 kg) no Brasil e na América do Sul. “Meu foco é ficar entre os oito mais bem colocados do mundo, o que me garante vaga direta às Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024”, mira o halterofilista, que já tem seis títulos nacionais consecutivos, e, por cima, detém o recorde nacional na modalidade, além de colecionar troféus em Sul-Americano e outros certames.

 

Hemimelia fibular

Esta é a condição física especial de Ezequiel. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. Segundo ele, isso nunca foi empecilho para se tornar um dos mais conceituados paratletas de Santa Catarina e do país.