Prefeitura fortalece vínculo parental e inicia série de encontros com grupos de pais
Sempre buscando cuidar da população mais vulnerável de maneira mais ampla e profissional possível, com foco na reeducação e reinserção social adequada, a Prefeitura de Capivari de Baixo irá oferecer uma série de encontros com grupos de pais atendidos pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a Coordenação do curso de Psicologia da Unisul /Ânima, de Tubarão.
Serão seis reuniões, sempre à noite, na sede do Creas, na rua Monteiro Lobato, no Centro, iniciando nesta quinta-feira (13). De acordo com a coordenadora do Creas e psicóloga do município, Saray Battistella, o grupo é uma estratégia de intervenção e busca em fortalecer as relações parentais e a promoção de funcionalidade positiva na dinâmica intrafamiliar.
“Cada semana será trabalhada uma temática diferente, como parentalidade, afetividade e fortalecimento dos vínculos”, detalha Saray.
Além de grupos de pais, o Creas atua no atendimento de média complexidade e atua em conjunto com várias frentes, como forças de segurança, do Ministério Público e do Judiciário.
Serviços no Creas
Propiciar acolhida e escuta qualificada, visando, dentre outros aspectos:
• Ao fortalecimento da função protetiva da família;
• À interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos;
• À potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso;
• Ao acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social;
• Ao exercício do protagonismo e da participação social e;
• À prevenção de agravamentos e da institucionalização.