1º CapFire: Prefeitura organiza ação preventiva de combate a incêndio

A Prefeitura de Capivari de Baixo prepara mais uma grande ação, desta vez mirando a conscientização de combate a incêndio em edificações e sinistros de menores vultos. O ato ocorre no próximo dia 14, no Centro de Convivência da Terceira Idade, a partir das 8h.

 

O evento foi intitulado de CapFire e tem gestão-geral do engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro de produção, Felipe Pessoa, e parceria dos bombeiros militares de Santa Catarina, por meio do quartel local da corporação.

 

“Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou, mesmo, saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem”, atenta Felipe, que traz números alarmantes no país. Em 2020, por exemplo, Santa Catarina foi o Estado com maior número de ocorrências de incêndios estruturais noticiadas, com 223, seguido por São Paulo (170) e Rio Grande do Sul, com 145. Roraima foi a unidade da federação com o menor número registrado: apenas quatro.

 

Servidores de várias áreas irão participar. Certificados serão entregues ao final. Serão ministradas aulas teóricas e práticas. Uma estrutura especial será montada no estacionamento ao lado do prédio da Terceira Idade, onde haverá demonstração do uso de extintor com água pressurizada, extintor com gás carbônico, extintor com pó químico seco e extintor com pó químico especial.

 

Uma das intenções da Prefeitura é criar, em todas as edificações públicas, um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCIP), onde estarão detalhados os procedimentos que deverão ser distribuídos para todos, contendo informações sobre todas as precauções necessárias, como: os cuidados preventivos; a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicação de medidas práticas sobre o combate e o abandono.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive é que todos coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios por meio de simulação de incêndios, como ocorrerá no 1º CapFire.