Comissão se reúne para definir estratégias do lançamento do programa “Penso, logo destino”
Integrantes da Comissão Permanente de Apoio ao Coordenador Municipal do programa “Penso, Logo Destino” reuniram-se nessa terça-feira (16) para discutir estratégias para as primeiras campanha e ação no município.
O “Penso, Logo Destino” é um programa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA com o intuito de definir as ações voltadas ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, no caso em questão, os produtos que compõem o sistema de logística reversa.
Na primeira etapa do programa o IMA buscou atender aos municípios com até 20 mil habitantes, no entanto Capivari de Baixo conseguiu ser incluído excepcionalmente, pelo interesse em enfrentar desde já a questão do gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
A primeira campanha e ação serão respectivamente, de 1 a 16 de setembro, e dia 21, quando município deve viabilizar Pontos de Entrega Voluntaria (PEV), e os Pontos de Consolidação locais para armazenamento temporário dos produtos entregues nos PEVs.
“As escolas municipais e estaduais poderão contribuir como multiplicadoras e divulgadoras do programa e suas ações, tornar-se um PEV e/ou promover atividades que contribuam para a educação ambiental formal, não formal e informal no nosso município”, salienta a coordenadora municipal do Programa Renata Porto Morais, analista ambiental da Prefeitura de Capivari de Baixo.
Nesta primeira etapa os resíduos que serão coletados são lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Os locais dos PEVs serão definidos e divulgados até o dia do lançamento da campanha, que será em 1º de setembro.
“Penso, Logo destino”
Além das ações do programa “Penso, Logo destino” voltadas ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos que compõem o sistema de logística reversa, o programa também busca utilizar a educação ambiental como ferramenta de suporte nas atividades de licenciamento e fiscalização, para promover a conscientização e as orientações necessárias à mudança de comportamento.
A logística reversa caracteriza-se por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a facilitar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, seja para reaproveitamento no próprio, em outros ciclos produtivos ou até com outra destinação.