Capivari de Baixo terá unidade da EJA em comunidade quilombola
A tradicional Escola Municipal Vitório Marcon, na comunidade da Ilhotinha, em Capivari de Baixo, sediará a Unidade Descentralizada (UD) de extensão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade. Já existe uma em funcionamento há anos na Escola Osvaldo Pinto da Veiga, no Centro.
Este novo espaço de ensino será voltado especialmente aos quilombolas, que formam a maior parte dos moradores dos arredores. A ação é considerada uma grande conquista, pela Associação Palmares da Ilhotinha, frente à Secretaria de Estado da Educação, já que o programa é estadual, e à Secretaria Municipal da Educação, que viabilizou o local para receber os novos estudantes.
As inscrições já estão abertas, basta contatar o presidente da Associação, José Carlos Mendes, o Tinho, por meio do telefone (48) 99800-8500 (WhatsApp) ou via e-mail: tinho.quilombola@gmail.com. Tinho explica que munícipes de comunidades adjacentes também podem participar.
A secretária da Pasta em Capivari, Marinélia Bonelli Fernandes, explica que a Prefeitura assinará um termo de pactuação para iniciar a EJA na modalidade quilombola, que terá como referência os valores sociais, culturais, históricos e econômicos na comunidade.
“É efetivamente considerado um diálogo entre o conhecimento escolar e a realidade local. Assim, serão respeitados a história, o território, a memória, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais”, realça Marinélia. Toda grade curricular e pedagógica será ministrada pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Tubarão.
Pré-requisitos
A idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio, conforme as Resoluções nº 3/2010/CEB/CNE e nº 074/2010/CEE/SC. É preciso apresentar cópias do RG, CPF, do histórico escolar e do comprovante de residência.
O programa
Foi criado pelo Decreto nº 6093, de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos a partir dos 15 anos ou mais. A EJA é uma modalidade de ensino que tem seus direitos assegurados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e é ofertada gratuitamente a alunos que não tiveram acesso escolar na idade própria, cabendo ao poder público estimular o acesso e a permanência do jovem e do adulto na escola, independente da sua idade.