2,3 mil estudantes da rede municipal realizam avaliação diagnóstica nesta quinta (14)

Em busca da ascensão contínua da qualidade do ensino, a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria da Educação, realiza, nesta quinta-feira (14), a avaliação diagnóstica de 2,3 mil estudantes do pré-escolar ao 9º ano da rede municipal.

 

A secretária da Pasta, Marinélia Bonelli Fernandes, explica que esta prova é realizada semestralmente, e o objetivo é acompanhar e regular o processo de construção do conhecimento nas escolas geridas pela Prefeitura, fortalecendo, assim, a equidade no processo ensino-aprendizagem.

 

As avaliações contam com dez questões, sendo cinco de Língua Portuguesa e cinco de Matemática. Os resultados têm como finalidade orientar as ações, planejamentos e práticas pedagógicas das instituições de ensino. As notas poderão ser acessadas nas cinco escolas participantes na próxima terça-feira (19).

 

A partir daí, o planejamento dos professores para o próximo semestre escolar será norteado de maneira mais facilitada. Os docentes incluirão, por exemplo, em seus planos de aula, metodologias de aprendizagem baseadas neste diagnóstico de desempenho dos alunos.

 

Com os resultados das avaliações também será possível ter um panorama do ensino de toda rede municipal. A Prefeitura pretende elevar este índice e, para isso, uma série de ações é realizada, como capacitação dos profissionais, reformas e ampliações de unidades e implantação de tecnologias e novos conteúdos, como a matéria de Robótica ministrada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc).

 

“Ressalto a relevância desta avaliação diagnóstica como ponto de continuidade para o ensino, pois oferece às escolas um indicador para fundamentar e direcionar estratégias, de modo que a aprendizagem transcorra da maneira mais equilibrada possível entre todos os estudantes”, pontua Marinélia.

 

Em suma, vai além de uma função avaliativa classificatória, pois proporciona a compreensão de dificuldades e identifica limitações e aptidões de cada aluno.