Prefeitura inaugura laboratório e intensifica força-tarefa contra a Dengue

A Prefeitura de Capivari de Baixo inaugurou, nesta segunda-feira (11), o seu Laboratório de Entomologia, anexo à Secretaria da Saúde. A partir de agora, haverá ainda mais agilidade e autonomia no combate ao Aedes aegypti, ou seja, o tempo de resposta das análises de amostras das larvas foi reduzido, permitindo que Capivari de Baixo aja com mais rapidez na prevenção da proliferação de possíveis focos do mosquito.

 

Anteriormente, as larvas coletadas eram levadas à Regional de Saúde, em Tubarão, para avaliação laboratorial. Somente um foco foi encontrado até agora, no mês de fevereiro, no bairro Vila Flor. Segundo o secretário municipal da Saúde, Everson Martins, este trabalho preventivo e tecnológico possibilita mais segurança aos cidadãos e coloca a equipe de endemias da cidade termelétrica como referência neste tipo de ação.

 

O prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, alerta: “Não podemos deixar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere, portanto, somente com investimento e união da comunidade e poder público conseguiremos manter Capivari de Baixo fora da lista das cidades infestadas pelo inseto causador de uma série de doenças”.

 

Everson convocou todos os servidores da Saúde ainda no primeiro trimestre deste ano e, já a partir de março, montou uma das maiores forças-tarefas já montadas no combate à dengue, organizou cursos, seminários, capacitações e uma série de palestras à sua equipe, realizou ações em praticamente todas as escolas e segue de olho na próxima temporada de verão quando, na teoria, a incidência de focos, larvas e mosquitos aumenta.

 

São 84 armadilhas espalhadas em pontos estratégicos da cidade pela Secretaria da Saúde.

 

“Medidas simples, como evitar água parada em pneus, pratos de vaso, caixas d’água, piscinas e outros itens já podem fazer diferença, e muito”, orienta o gestor da Pasta. Até drones serão utilizados para realizar a varredura pelo município, principalmente em regiões com terrenos baldios, ferros-velhos, borracharias e imóveis ‘abandonados’.

 

Perigo!

O mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a doença a uma pessoa sadia.