Força-tarefa define abrigo, segurança e atendimento a possíveis desalojados
Na tarde desta quarta-feira (4), houve uma reunião envolvendo a Força-Tarefa montada em Capivari de Baixo que atua diretamente nas ações para conter os transtornos causados pelas fortes chuvas. Há participação efetiva de representantes do Executivo, do Legislativo, Defesa Civil e dos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o grupo, a situação é crítica no bairro Santo André. Caso o nível dos rios que cortam esta localidade aumente mais um pouco, é possível uma ação de evacuação em massa para salvaguardar a vida dos moradores. O Ginásio de Esportes Juan Manuel dos Santos já está preparado com colchões, travesseiros, alimentação e material de higiene.
Equipes das secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Social e Educação também estão de prontidão. Algumas famílias já foram orientadas pela Defesa Civil em deixar suas casas, mas todas relutaram. Somente uma deixou o imóvel e decidiu ir para casa de parentes. “O importante neste momento é a prevenção das vidas e neste sentido estamos atuando”, resume o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa.
Um decreto será assinado ainda nesta quarta pelo chefe do Executivo capivariense. O documento informa sobre a suspensão das aulas, nas redes municipal e estadual, nas unidades de ensino nesta quinta (5) e sexta-feira (6), além da suspensão dos atendimentos nas Estratégias e Saúde da Família (ESF), Caps e Emad, concentrando os serviços no PA, que já funciona das 13h à 0h. A flexibilização da jornada de trabalho dos servidores residentes nas cidades atingidas pelas fortes chuvas, tendo em vista a declaração de situação de emergência na cidade de Tubarão, através do Decreto n. 6.487, também será viabilizada neste decreto.
Qualquer emergência em relação às chuvas, basta acionar a Defesa Civil por meio do número 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar via telefone 190. A previsão do tempo indica muita chuva ainda para esta quinta, o que preocupa as autoridades com o transbordamento dos rios Tubarão e Capivari, o que poderia ocasionar muitos incidentes.