Prefeitura certifica 38 merendeiras após capacitação em curso
Capivari de Baixo já conta, nas 14 unidades da rede municipal de ensino, com uma das merendas escolares de maior qualidade do Estado, e a intenção é conceituar ainda mais este cardápio, principalmente com a capacitação constante das 38 merendeiras e a nutricionista responsável pela equipe, com o envolvimento da agricultura familiar e a alimentação orgânica empregada, além da contratação de consultorias e aquisição de novos equipamentos.
Todo este norte foi discutido e apresentado nesta quinta-feira (7), no Teatro do Parque Ambiental Encantos do Sul, em noite festiva e de formatura do curso “Nutrição em Tempos de Pandemia”, oferecido às profissionais que, de segunda a sexta-feira, temperam, com amor, o paladar de 2,9 mil crianças e adolescentes capivarienses atendidos pela Prefeitura. A cada refeição, o comprometimento com a saúde e o bem-estar dos estudantes compõem um protocolo adotado pela Gestão, por meio da Secretaria Municipal da Educação e planilhas pré-estabelecidas pelo MEC.
“Há muito planejamento, em todas as áreas, justamente para que a execução seja certeira. Assim estamos agindo na Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, enfim. São amplos programas, porém contínuos e efetivos. Investir em merenda e nas crianças hoje é economizar em saúde no futuro, além de possibilitar a formação de cidadãos exemplares no presente”, garante o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, que participou da formatura e da entrega dos certificados às merendeiras.
Na ocasião, o chefe do Executivo ministrou rápida palestra com seus conhecimentos de médico. “É muito mais válido atuar em uma boa alimentação e entender os benefícios das vitaminas e nutrientes, por exemplo, do que ficar e focar, quase que diariamente, em idas e vindas a farmácias em busca de medicamentos, como ocorre em muitos lares brasileiros atualmente”, alerta.
A vice-prefeita, Márcia Roberg Cargnin, e a secretária da Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, também prestigiaram a formatura das merendeiras. O curso teve duração de quase um ano. Foram 60 horas, sendo 44 on-line e 16 nos encontros presenciais.
Na Medida Certa
Os capacitadores Paulo César Lopes (coordenador de tecnologia da CWC Digital), Alexandre Lopes (gerente de Saúde e Segurança no Trabalho) e Daniela Nandi, nutricionista e proprietária da empresa ‘Na Medida Certa – Gestão Nutricional’, de Tubarão, realizaram a entrega dos certificados.
As servidoras tiveram noções teóricas sobre a importância da alimentação saudável para manter o sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer as medidas de higiene necessárias para evitar contaminações, principalmente contra a Covid-19.
O grupo abordou três grandes temas: o alimento como fonte de contaminação; a importância do cardápio no contexto de saúde; e nutrientes imunomoduladores. De acordo com Marinélia, o conhecimento adquirido é compartilhado entre os alunos, pais e professores da rede.