Abril Verde: Município prepara série de ações de prevenção à saúde e segurança do trabalho

A segurança do trabalho dos servidores municipais, principalmente dos colaboradores que atuam com equipamentos pesados, de corte ou em via pública, tem tomado corpo com os projetos desenvolvidos nos últimos dois anos.

 

Hoje, o engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro de produção, Felipe Pessoa, coordena este importante setor no Executivo. O profissional já organizou algumas capacitações nos últimos meses, e a Prefeitura tem renovado os equipamentos de proteção individual (EPIs), justamente para auxiliar nesta manutenção da integridade física dos seus 1.030 colaboradores. Deste montante, cerca de 300 funcionários utilizam EPIs (equipamentos de proteção individual).

 

Em alusão à temática, Capivari de Baixo intensifica, a partir desta segunda-feira (4), a Campanha Abril Verde, mês da conscientização e prevenção à saúde e segurança do trabalho. “Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes laborais, debater responsabilidade entre gestores e governo, avaliar riscos e o comportamento do servidor durante a jornada de trabalho”, explica Felipe.

 

No próximo dia 28, entre às 8h e 12h, ocorrem três palestras no Centro de Convivência da Terceira Idade, com entrega de certificados a servidores. Das 8h15 às 9h, será debatida ‘a importância da segurança do trabalho’; das 9h às 10h será ministrada a palestra ‘equipamentos de proteção individual’; depois, das 9h40 às 10h haverá uma parada para o coffee break; e, das 10h às 11h haverá a palestra de encerramento ‘ocorrências e primeiros socorros’ proferida por um profissional dos bombeiros militares de Capivari.

 

História

No Brasil, a preocupação com a saúde do trabalhador teve como marco legislativo a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio do Decreto-Lei 5.452 de 1º de maio de 1943. A Portaria MTb 3.214/78 regulamentou a matéria relativa à Segurança e Medicina do Trabalho.

 

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.

 

O Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.

 

O que é adoecimento ocupacional?

É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade), biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas), mecânicos (ex.: acidentes que sejam ocasionados pela função exercidas, podendo ser de grau leve ou até mesmo falta, trabalho em altura) e Ergonômicos que decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.

 

O que é acidente de trabalho?

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/1991, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
– A doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
– A doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

 

Responsabilidade social e modernização

A segurança adequada no ambiente de trabalho é um direito do trabalhador e um dever do empregador. Com mais segurança, vem também mais produtividade, motivação, economia e saúde. Segurança no trabalho vem em primeiro lugar.

 

Além de ser uma questão de responsabilidade social, há uma enorme redução de riscos e acidentes no trabalho, protegendo o bem-estar dos colaboradores que se tornam mais produtivos. Outro ponto importante é que um só acidente no trabalho traria altos prejuízos para o empreendedor.

 

Atualmente, a Prefeitura de Capivari de Baixo conta com 1.023 servidores públicos, de modo que em todos os âmbitos de trabalho e secretarias, todos os servidores recebem algum tipo de Proteção, seja ela Coletiva (Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) ou Individual (Equipamento de Proteção Individual). “Vale destacar, dentre estes setores, a importância que se dá diante do período atípico que encontramos, quando os servidores de saúde pública recebem destaque por sua alta demanda de equipamentos de proteção individual para atuar com segurança e qualidade diante da pandemia”, destaca Felipe.

 

As normas da Segurança do Trabalho são capazes de prevenir muitos acidentes e outros riscos. Com seus colaboradores se sentindo mais seguros, mais fluido será o trabalho. Outro ponto é que a diminuição de riscos, consequentemente, evita possíveis ausências, sendo assim todos esses fatores aumentam a produtividade do seu ambiente de trabalho.

 

Uma pesquisa realizada de 2002 a 2020 revelou que no Brasil, a cada 100 mil vínculos de emprego, seis resultam em óbito devido a um acidente de trabalho. Isso resulta em mais de 21 mil vidas perdidas por descuido no ambiente de trabalho. Implantar medidas de segurança não é caro. Perder uma vida é caro.

 

Segurança e saúde acima de qualquer outra coisa!