Planejamento Estratégico é definido em reunião de professores da Rede Municipal
A Prefeitura de Capivari de Baixo segue com a meta de colocar sua rede municipal de ensino como referência estadual nos próximos anos.
A estrutura das cinco escolas e nove creches está entre as mais adequadas para o trabalho. Os servidores passam por capacitação constante. Os grupos de gestão e docência definem, frequentemente, por meio de dados qualitativos e quantitativos, as metas e ações concretas, claras e mensuráveis para o decorrer do ano letivo, as quais devem direcionar o trabalho de maneira uniforme.
Nesta quarta-feira (2), os professores da Rede Municipal (do Pré ao 9º ano) se reuniram e declinaram, através do Planejamento Escolar Estratégico, baseado nos resultados da Avaliação Diagnóstica (do aluno) em 2021, o mês de análise da turma (fevereiro/2022) e o Plano Curricular da Rede Municipal.
Conforme a secretária da Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, este é um ano de muitos desafios para toda comunidade escolar. “Buscamos, em cada planejamento, transformar as metas realizáveis para que aquilo que foi planejado realmente seja aplicável, transformando os objetivos em ações a serem concluídas ou não, ou seja, com um prazo para seu cumprimento”, esclarece.
Marinélia complementa que a rede capivariense atua de forma unificada. “O que a turma do 1º ano de uma escola, por exemplo, trabalha em sala de aula, tudo isso é alinhado e lecionado aos estudantes em outra escola”, explica. “É um só plano, mas muitas metas“, emenda.
Quase três mil estudantes de 0 a 17 anos são atendidos em 14 unidades de ensino espalhadas em praticamente todos os bairros. As comunidades mais populosas têm à disposição um Centro de Educação Infantil e uma escola, geralmente prédios próximos uns dos outros, justamente para que seja facilitado o acesso do cidadão à educação, uma das principais esferas públicas pautadas, junto à saúde, pela Gestão.