Prefeitura prepara volta às aulas com recepção a 180 professores
Os professores da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo retornaram ao trabalho nesta quinta-feira (3), após férias coletivas dos profissionais da categoria. Cento e oitenta educadores dos ensinos infantil e fundamental foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, em um evento organizado no Parque Ambiental Encantos do Sul.
O foco do encontro, o primeiro do ano, foi apresentar um resumo do Plano Municipal Curricular e um documento norteador para as primeiras semanas de atuação. Os estudantes voltam às salas de aula na próxima segunda-feira (7), nas cinco escolas e nove CEIs espalhados em todos os bairros do município.
As creches atenderão cerca de 700 crianças de 0 a 3 anos, depois, a partir de 4 anos, as escolas recebem também este público da Educação Infantil (Pré I e Pré II) – aproximadamente 500 estudantes. Nessas unidades (Santo André, Vitório Marcon, Pequeno Polegar, Dom Anselmo Pietrulla e Stanislau Gaidzinski Filho) são oferecidos o Fundamental I e II – mais 1,6 mil alunos. O total na rede é de quase 2,8 mil discentes matriculados.
De acordo com a secretária da Pasta, Marinélia Bonelli Fernandes, este ano será novamente desafiador por ainda estarmos em um período pandêmico, mas muito diferente de 2020 e 2021, quando praticamente não houve aulas presenciais – somente a partir de agosto do ano passado. “Em 2022, serão cumpridos 200 dias letivos ou 800 horas-aula”, informa Marinélia.
Esta recepção aos docentes contou com a palestra da renomada hipnoterapeuta e psicanalista Edna Corrêa, de Jaguaruna, que realizou uma dinâmica com o grupo e destacou a volta por cima da sociedade neste momento especial de saúde pública.
Para a professora Cristiane Medeiros de Oliveira, que leciona no CEI Pedra de Santos de Souza, no bairro Vila Flor, esta retomada das atividades de forma presencial durante um ano cheio traz uma série de benefícios aos alunos e servidores. “Claro que manteremos todos os cuidados contra a Covid. Trabalhar com educação é não só estar com as crianças, mas gostar delas, acima de tudo”, resume a profissional, servidora da rede há seis anos. Ela leciona no Maternal I – estudantes de 2 a 3 anos.
Carla Pantalena, da Dom Anselmo Pietrulla, funcionária pública no município há 27 anos, atenderá dois 5º anos em 2022. “Espero ainda mais harmonia e participação das comunidades nas atividades escolares. Não podemos nos esquecer de que houve, durante esta pandemia, perdas de vidas de parentes e amigos. Agora, com a vacina, temos mais proteção, lógico. É um novo começo. Dedicação nunca nos faltou”, sublinha a servidora.