Prefeitura irá capacitar professores em curso de contação de histórias

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, pretende valorizar a criatividade e a expressão artística do professor, e apresentar técnicas da contação de histórias como ferramenta para construção de conhecimentos e saberes, contribuindo para a prática docente em sala de aula, além de estimular o hábito da leitura por meio de contos tradicionais e da cultura popular brasileira.

 

Estes são os objetivos centrais do curso que a educadora, produtora cultural, dançarina, atriz e contadora de histórias Giselle Paes Horacio dará a professores da Rede Municipal de Ensino no mês de março de 2022. Além de Giselle, o curso será conduzido também pela atriz e contadora de histórias Alana Meneghel Reis e palestrantes convidados.

 

Denominado “Todo professor é um artista”, o curso é resultado do projeto cultural proposto pela autora no edital da Lei Aldir Blanc-SC, em 2021, aprovado no final do ano passado. Ao município coube garantir o espaço e equipamentos necessários para a realização do curso, contrapartida que teve a anuência da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, ainda no ano passado, no momento que a autora apresentou a proposta ao Estado.

 

Serão quatro encontros semanais de uma hora e meia e contemplará 30 professores das cinco escolas de Ensino Fundamental, mais cinco profissionais do apoio/administrativo da Secretaria. Os critérios de escolha serão definidos pela secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, e sua equipe.

 

Giselle esteve reunida, na sexta-feira (21), com a secretária, a coordenadora de Ensino Fundamental Carina Sousa da Silva e com o diretor de Cultura do município, Álvaro Dalmagro, responsável pela interlocução entre a autora do projeto e a Secretaria de Educação desde a concepção do projeto até o momento.

 

“Estamos muito entusiasmadas e contentes por termos sido contempladas com este projeto porque ele vem ao encontro do que nós já vínhamos buscando, especialmente no contraturno escolar, que é dar mais ludicidade à atuação do professor em sala de aula”, observa Marinélia.

 

“Não tenho dúvidas de que o curso será muito bem aceito pelos professores e que sua atuação em sala de aula mudará a partir destes conhecimentos adquiridos. Como o número de contemplados é limitado, esperamos também que os beneficiados possam se tornar multiplicadores das técnicas que vierem a aprender”, emenda a secretária.

 

Os participantes receberão certificado de participação, desde que tenham presença mínima de 75% das aulas.

 

Sobre a autora do projeto

Embora tenha se graduado em Ciências Biológicas, em 2004 (Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP), a vocação artística de Giselle Paes Horacio a fez mudar as escolhas profissionais a partir de então. Fez pós-graduação em História da Arte (Lato Sensu. 2013-2015), a também pós-graduou em Acessibilidade Cultural (Lato Sensu. 2018-2019), ambas pela Unisul. Desde 2020 faz graduação em Artes Visuais (Licenciatura, Modalidade Ensino a Distância (EAD)) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/RJ e Museu Histórico Nacional/RJ.

 

Mas seu currículo e experiência profissional são extensos, como produtora cultural, bailarina, professora, atriz e contadora de histórias. É integrante do grupo Encantados Contadores de Histórias, que recentemente completou dez anos de atividades.