Capivari de Baixo tem apenas 1 caso ativo de Covid-19
É para comemorar sim! Estamos praticamente zerados no quesito casos ativos com a doença da Covid-19, conforme boletim divulgado no início da noite desta quarta-feira (17), pela Vigilância Epidemiológica de Capivari de Baixo. Há apenas um caso, que significa somente uma pessoa em tratamento, mas fora de risco.
“A cada dia, estamos vencendo essa pandemia. Só conseguimos alcançar tal façanha graças ao empenho diuturno dos servidores da saúde e a participação da população na busca constante pela vacina”, avalia o secretário da pasta, Everson Martins.
São, de acordo com o boletim, 4.572 moradores totalmente recuperados dos 4.671 infectados até agora. Há 24 casos suspeitos e somente 14 monitorados. Oitenta e quatro capivarienses morreram em um ano e dez meses. O município tem 25,4 mil habitantes, segundo censo parcial do IBGE divulgado em 2021.
A vacinação iniciou em janeiro. A cidade foi a primeira da Amurel a aplicar a primeira dose nos adolescentes de 12 anos, na manhã do último dia 22.
Atualmente, o público-alvo que pode receber a vacinação são os moradores com 12 anos ou mais (1ª dose); os pacientes previamente vacinados com Pfizer; e Oxford – com 60 dias de intervalo (ambos os laboratórios); doses de reforço aos idosos (cinco meses após a segunda aplicação); dose de reforço aos trabalhadores da saúde com intervalo de pelo menos seis meses para a segunda aplicação (e comprovante de vínculo empregatício na área); e a adicional aos imunossuprimidos (28 dias após a última dose).
A imunização está concentrada na ESF Centro II de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30 (15h para Pfizer), e com horário estendido às quartas até as 19h30.