Consulta pública é aberta visando debates à Conferência Municipal de Saúde
A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, a partir desta segunda-feira (8), uma consulta pública para que possam ser levantados assuntos que serão debatidos na Conferência Municipal de Saúde de 2021, a sexta na história do município. O evento ocorrerá das 8h às 14h do próximo dia 18, no Centro de Convivência da Terceira Idade.
De acordo com uma das organizadoras, a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) no município, Caroline Zabot, para participar da consulta é muito fácil, basta acessar o link https://forms.gle/GxKZBCjbmCD2YQtMA, e preencher o formulário (de opções). São apenas dois minutos que valem muito a pena, pois são opiniões que incrementam as políticas públicas e o futuro do setor na cidade, visando sempre a qualidade do serviço e o bem-estar da população.
O convite à consulta é aberto a todos, mas há um limite de público presencial, no dia da Conferência, de 60 pessoas. Para se inscrever é preciso acessar o link: https://is.gd/b0PSOK. “Esta ação serve para que se possa elaborar o Plano Municipal de Saúde (PMS), que tem prazo para conclusão até o fim de 2021. A consulta pública precisa ser finalizada até o dia 16 de novembro”, agenda Caroline.
O PMS é um documento que sistematiza o conjunto de proposições políticas do governo municipal na área de saúde, isto é, o montante das propostas de ação em relação aos problemas e necessidades de saúde da população, levando em conta os princípios e diretrizes gerais que regem a política de saúde no âmbito nacional e estadual. Dessa forma, se traduz em um instrumento que apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, os quais são expressos em objetivos, diretrizes e metas.