Capivari de Baixo inicia Semana Lixo Zero nesta sexta-feira (22)

Envolver a comunidade, agentes políticos, empresários do setor, estudantes, professores e pesquisadores ambientais. Com este propósito, a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio do Departamento do Meio Ambiente, realiza, a partir desta sexta-feira (22), às 13h30, um dos maiores projetos já debatidos no município sobre ecologia: a Semana Lixo Zero, que ocorre simultaneamente em todas as unidades federativas do Brasil e mais dois países.

 

As atividades prosseguem até o próximo dia 27. A maior parte dos trabalhos ocorre no Teatro do Parque Ambiental Encantos do Sul, um dos apoiadores do evento junto à Associação Jorge Lacerda, mantenedora do empreendimento. Na abertura, várias autoridades devem marcar presença, dentre eles o prefeito Dr. Vicente Costa, a vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin, o presidente da Câmara de Vereadores, Wanei Fernandes, outros parlamentares capivarienses, professores e doutores na área.

 

Uma capacitação, gratuita, de três horas e com entrega de certificado, pela Academia Lixo Zero, está agendada para o primeiro dia. Podem se inscrever até 60 pessoas por meio do linktr.ee da municipalidade: linktr.ee/prefeituracapivaridebaixo ou diretamente no formulário por meio do link: https://cutt.ly/vRzQr0Z. Será debatido o Plano de Ação Protagonista da Educação Básica.

 

No mesmo local, no Parque, ocorrerá, na segunda (25) e na terça (26), um Seminário, também certificado e com total de seis horas, com vários painéis e palestras. Quem tiver interesse, basta acessar o linktr.ee ou o formulário no link: https://cutt.ly/aRzQpPx. As inscrições, sem custos, são limitadas a 100 participantes.

 

De acordo com a diretora do Meio Ambiente da Prefeitura, Camila Guimarães, o Seminário terá uma série de pautas, dentre elas a discussão do panorama geral das certificações pela Green Building Brasil; o futuro começa hoje – soluções construtivas ágeis (com a Brasil ao Cubo); o protagonismo na reciclagem de isopor e seu uso na construção civil (com a empresa Santa Luzia); e a logística reversa de componentes eletroeletrônicos na prática (com a empresa TF Sul). “É importante que todos tragam suas canecas de casa para os coffee breaks, já que é um evento sustentável”, observa Camila.

 

Na programação, também está planejado um concurso literário com o tema: “Como é ser uma cidade sustentável e lixo zero?”, destinado a professores e alunos de séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), entre os dias 22 – lançamento – e 27 – entrega da premiação.

 

Objetivo

Inspirar gestores públicos, agentes políticos, empreendedores, empresas, instituições do terceiro setor, stakeholders, comunidade acadêmica, técnicos ambientais, consultores e profissionais da área sobre temas fundamentais da sustentabilidade, como o que envolve uma gestão de resíduos eficiente para cidades sob o Conceito do “Lixo Zero”, o evento é gratuito, será composto de palestras e cases práticos de gestão de resíduos e certificações na área de construção civil.

 

O que é?

O evento é organizado por embaixadores e voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), idealizador da iniciativa. Neste ano, as ações têm como tema “Dignidade”, com foco no reforço da relevância de sermos dignos para com os nossos resíduos, comunidade e meio ambiente.

 

A meta nacional é que 250 cidades brasileiras façam parte da mobilização no período entre 22 a 31 de outubro.

 

Cronologia

Desde a primeira Semana Lixo Zero (SLZ), o grupo orienta, analisa e atua junto à sociedade, empresas e cidadãos a fazer a mudança já,  onde estiver e como puder, através de inúmeros eventos.

• 2010 – Primeira edição da Semana Lixo Zero em Florianópolis

• 2012 – Início da expansão da SLZ para outras quatro cidades: Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Tubarão

• 2016 – 16 municípios

• 2019 – 102 cidades brasileiras e em outros dois países: Portugal e Moçambique, totalizando 109 municípios no mundo.

• 2020 – 175 cidades brasileiras e dois países, Portugal e Moçambique.

• Em 2020, foi batido todos os recordes de mobilização, inovando em eventos híbridos que alcançaram mais de mil embaixadores e ações em todos os Estados do Brasil.