9 grupos de mulheres com 145 integrantes voltam a ser atendidos
A Prefeitura de Capivari de Baixo retoma, de forma gradativa, as atividades de diversas áreas de antes da pandemia, principalmente as oferecidas tradicionalmente pela Secretaria de Assistência Social e da Família, como os encontros dos grupos de mulheres.
Nesta segunda-feira (18), iniciou-se o cronograma de atendimento por bairro. Um no Santo André e dois no Centro iniciaram os encontros. No total, são nove turmas e todas integrantes, conforme a secretária da pasta, Samira Vargas Porto, utilizam materiais individuais como tesouras e agulhas, evitando contágio da Covid-19, mas somente para acrescer a prevenção, uma vez que todas estão vacinadas.
Antes, esses grupos eram conhecidos como Clubes de Mães, mas agora retomam o círculo de maneira renovada, apresentando resiliência após 21 meses sem reuniões devido à pandemia. Nos primeiros encontros, todas as mulheres irão receber lembrancinhas de boas-vindas.
A produção de artesanato é o carro-chefe dos trabalhos. Duas artesãs atuam como monitoras e atendem diariamente os grupos. Dependendo da comunidade, as oficinas podem ocorrer de manhã, à tarde ou à noite. “Temos, além disso, atividades de crochê, tricô, pintura e bordados, tudo com as técnicas mais praticadas e atiçando a criatividade das participantes em busca de novidades”, explica Samira.
O prefeito Dr. Vicente Costa estava ansioso com a volta dessas reuniões organizadas pela Secretaria de Assistência Social. Ele destaca o atendimento profissional e a confraternização proporcionada em todos os bairros de Capivari de Baixo. “É muito mais que encontros, é também uma maneira de aproximação entre poder público e moradores, além de que muitos artesanatos que as mulheres produzem podem se transformar em renda extra às famílias”, observa. Muitas vezes, as peças viram presentes. Não há quaisquer custos às participantes.
“Temos uma proposta de criar uma feira dos produtos. Isso pode incentivá-las ainda mais, e a população apreciar as artes e comprá-las. É tudo criado com muito amor e carinho”, explana Samira. A secretária salienta que muitos momentos de descontração, troca de ideias e de experiências também são frequentes entre elas, que organizam, inclusive, atividades extras, como viagens e cafés.
De maneira lúdica, esses grupos estimulam habilidades manuais, coordenação motora e reflexão por meio de atividades e dinâmicas acerca de temas voltados ao empoderamento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Quem quiser participar, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social: (48) 3623-1146.