Zico confirma vaga para disputar Mundial na Geórgia, em novembro

Mais uma conquista importante no currículo do paratleta de alto rendimento Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo. Ele confirmou, na Seletiva disputada nesta quarta-feira (13), em São Paulo (SP), o índice para a disputa do Campeonato Mundial de Halterofilismo, na capital da Geórgia, Tbilisi, na Ásia, entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro.

 

Zico levantou, na barra, 175 quilos na sua categoria (72 kg), e conquistou a vaga para compor a delegação brasileira na prova internacional. Serão somente oito atletas paralímpicos representando as cores do Brasil. “Quero levar também, com muito orgulho, a bandeira da cidade de Capivari de Baixo ao outro lado do planeta! Minha meta é a Paralimpíada de Paris, na França, em 2024. São menos de três anos e pretendo estar lá. Tem muito chão e competições que virão, mas já estamos com foco intensivo nos treinos”, garante.

 

O Mundial ocorreria na cidade de Batumi, também na Geórgia, mas por motivos logísticos de voos internacionais, após consulta aos países inscritos, o Comitê Paralímpico Internacional alterou a sede da competição.

 

Antes de ir à Geórgia, o paratleta capivariense volta a terras paulistanas para a disputa da primeira etapa do Circuito Caixa Econômica Federal, o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, no dia 24 de novembro.

 

Hemimelia fibular

Esta é a condição física especial de Zico. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas.