Capivari de Baixo conquista selo de Município Resiliente
Mais uma boa notícia que precisa ser comemorada, e não só pela gestão, mas por todos os capivarienses. O município foi classificado na categoria Bronze no Programa SC Resiliente da Defesa Civil de Santa Catarina.
Uma placa com o selo foi entregue à vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin e ao coordenador da Defesa Civil na cidade termelétrica, Adilson da Silva Pacheco, nesta quinta-feira (7), em evento no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Tubarão. Na oportunidade, outros dois municípios da Amurel também foram agraciados com a mesma premiação: Imbituba e Santa Rosa de Lima.
“Foi o encerramento do primeiro ciclo do Programa. Entregamos as placas aos municípios classificados nos 20 Cigerds do Estado, simultaneamente, com transmissão ao vivo para todas as Regionais de Defesa Civil”, informa o coordenador do Cigerd na Amurel, o bombeiro militar Anderson Martins Cardoso.
Segundo Pacheco, para chegar à conquista, foi feito um forte trabalho de equipe e minucioso, com méritos também à técnica e analista ambiental da Prefeitura, Renata Porto Morais, e à responsável pelo setor de Convênios do Executivo, Camila Aguiar Macalossi.
Programa SC Resiliente
Pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa. Para tanto, alinha-se ao Quadro de Sendai para redução de riscos de desastres e orientações legais em gestão de risco. No contexto de Santa Catarina, em que 16 municípios estão inscritos na Campanha Cidades Resilientes, o programa também estabelece formas de diálogo e articulação com essa iniciativa, de maneira a criar mecanismos e possibilidades de ampliação desse número.
Uma grande inovação do programa reside no Índice SC Resiliente, resultado de um cálculo gerado a partir de dados secundários sobre riscos e capacidades dos municípios, produzindo uma classificação eficiente no que diz respeito a orientar as áreas de prioridade de investimento e atuação estratégica.
O foco é fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.
Números de emergência
Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193), e a Gerência de Monitoramento e Alerta, da Defesa Civil do Estado, que conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão – (48) 3664-7056. Em nível municipal, os telefones de contato são (48) 3623-0501 e (48) 99676.7552.