Prefeitura libera quase 400 mamografias e ultrassonografias às capivarienses
O novo mês começa nesta sexta-feira (1º), e é um dos mais movimentados na área da saúde, justamente devido à campanha internacional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o de maior incidência e o mais fatal entre as mulheres. Antecipando a data, a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde e Regulação, conseguiu liberar, entre os meses de fevereiro e esta terça-feira (28), um total de 398 exames de mamografia e ultrassonografia às capivarienses.
O prefeito Dr. Vicente Costa comemora o feito e orienta também para que as pacientes façam o chamado autoexame, movimentos bem simples que podem ser feitos em casa na frente de espelhos. A própria equipe técnica de qualquer posto de saúde pode ensinar o procedimento. “Quanto mais cedo descobrir este tipo de tumor, melhor e maior eficácia haverá na recuperação. A prevenção é o foco da saúde. Estamos com uma equipe muito empenhada na Secretaria e na Regulação, esta última coordenada pela médica Ana Paula (da Conceição Vieira)”, reconhece o gestor.
Dr. Vicente sublinha que os credenciamentos com hospitais, clínicas e especialistas têm ganhado destaque na saúde pública da cidade, visto que houve um avanço significativo em diversas áreas para que filas de espera pudessem ser zeradas ou que se chegasse próximo a isso. “Esses exames estavam entre as grandes demandas da pasta”, complementa.
O diagnóstico precoce de lesões malignas é de suma importância. Além das mamografias, o município também tem, no seu corpo técnico médico, ginecologista credenciado que também faz, após encaminhamento via unidade de saúde, o atendimento para casos referentes ao câncer de mama.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Andréa Paes, há um convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no qual as mulheres que possuem seu diagnóstico são rapidamente atendidas pela Unidade Oncológica (Unionco) da instituição, fazendo todo seu tratamento pela rede do sistema público. “Vamos intensificar as ações preventivas no mês do Outubro Rosa”, resume.
Dados alarmantes!
Entre os homens, os tipos de câncer mais comuns são próstata (31,7%), traqueia, brônquio e pulmão (8,7%) e colorretal (8,1%). Nas mulheres os tumores mais comuns são de mama (29,5%), colorretal (9,4%) e colo do útero (8,1%).
Você sabe o que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês dez, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
A importância da mamografia
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
Conforme com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.
História
O movimento teve início no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.