UBS do Paraíso é reaberta à comunidade nesta quinta-feira (16)

Com foco mais plausível a outros campos na área da saúde, principalmente agora que a pandemia vai perdendo forças em Capivari de Baixo, assim como no Estado e país, a Prefeitura, por meio da Secretaria da pasta, começa a reestruturar alguns setores que estavam em segundo plano devido à atenção necessária voltada ao combate da Covid-19.

 

Na tarde desta quinta-feira (16), um compromisso da gestão firmado com a comunidade foi cumprido. A extensão do Paraíso foi reaberta aos moradores, o que beneficiará cerca de 150 famílias, durante um rápido ato público com a presença do prefeito Dr. Vicente Costa, da vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin, secretários e vereadores.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é assistida diretamente pela Estratégia de Saúde da Família da Vila Flor. O médico estará no local pelo menos uma ou duas vezes na semana, em horário a ser definido, mas os moradores já podem contar com serviços de enfermagem, curativos, nebulização, aferição de pressão arterial e de temperatura, entre outros. Os atendimentos especializados são encaminhados à ESF da Vila Flor e outros locais.

 

Segundo a secretária de Saúde Andréa Paes, a extensão atende das 7h às 12h e das 13 às 16h, de segunda a sexta-feira, e tem uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma agente comunitária, que é da própria comunidade.

 

“Estamos em um ritmo de muitos avanços. A vacinação contra a Covid já chegou aos 14 anos, um bom progresso também na proteção das doses de reforço aos imunossuprimidos e idosos a partir dos 70 anos. Conseguimos zerar filas de espera de todos os exames de alta complexidade e de consultas com diversas especialidades médicas. Fechamos o credenciamento com novas clínicas e especialistas. Estamos colocando a parte de recursos humanos em dia com a contratação de médicos, por exemplo. Temos uma equipe de regulação superprofissional, e, agora, podemos nos atentar também às reformas, como ocorreu na extensão do Paraíso, que estava fechada, mas volta a atender, e com qualidade, os cidadãos”, comemora Andréa.

 

O prefeito Dr. Vicente Costa também destaca o avanço no setor e resume que dois serviços são prioridades plenas na gestão: Saúde e Educação. “Oferecer um atendimento público de qualidade é nosso dever. Agradeço o empenho da nossa vice-prefeita Márcia e da incansável secretária de Saúde Andréa”.

 

O chefe do Executivo capivariense complementa que esta proximidade do fim da pandemia pode abrir um leque de outras possibilidades. “Com isso, podemos planejar ações que até então estavam em segundo plano, já que nosso foco pleno era tratar os pacientes com a Covid-19 e aplicar a vacinação ao máximo de habitantes, ações que ainda seguem como prioritárias. No entanto, já há espaço para ingressar outras propostas, uma delas era reabrir a extensão do Paraíso, e conseguimos”, realça o gestor.