Servidores da Educação irão se capacitar no Curso Básico de Atendimento a Emergências
Lidar com situações especiais, como um acidente, incidente ou algo que necessite de uma emergência clínica, médica ou de primeiros-socorros, ou ainda fortalecer a prevenção disso tudo, principalmente dentro de uma escola. Este é o foco da equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo que incentiva o seu quadro funcional da rede municipal de ensino a realizar a inscrição ao Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Segundo a secretária da pasta, Lenir Willemann, pelo menos 30% do efetivo nas unidades estudantis têm que ser capacitados com este curso, mas, conforme a própria corporação militar gestora das aulas, todo cidadão catarinense acima de 16 anos pode participar e, ao final, receber sua certificação. Tanto a inscrição quanto as aulas são on-line.
O cadastro iniciou nesta quarta-feira (1º). As vagas são ilimitadas. O objetivo, de acordo com o comando dos Bombeiros, é divulgar informações básicas para atendimentos a ocorrências de baixa complexidade, bem como conhecimentos relativos à segurança pessoal e coletiva. “O CBAE já era uma atividade realizada pela corporação, oferecida à população presencialmente, porém, agora está no modelo virtual, para que todos possam aprender em qualquer hora ou lugar, aumentando os conhecimentos preventivos”, resume o comunicado sobre o tema no site da instituição militar, que complementa: “a equipe de desenvolvimento do projeto selecionou, aprimorou e organizou os conteúdos que já eram ensinados, para que sejam aplicados no formato de Educação a Distância (EAD). A plataforma virtual conduzirá os alunos a uma experiência completa, com estudos dos temas em linguagem acessível, animações, vídeos e ilustrações, tudo planejado para o aprendizado de forma concreta”.
O curso é totalmente gratuito e poderá ser acessado a partir do link: https://ensinovirtual.cbm.sc.gov.br. Para quem concluir, em dezembro, será formado Agente Comunitário de Proteção Civil ou como Brigadista Voluntário. Esta certificação também servirá para cumprir o pré-requisito para a inscrição nos Cursos de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC), oferecidos periodicamente e presencialmente pelo CBMSC. Os alunos terão até três meses para a conclusão, com previsão de encerramento no dia 15 de dezembro. Qualquer dúvida ou outras informações basta enviar um e-mail para cbae@cbm.sc.gov.br.
Serviço:
O quê: Curso Básico de Atendimento a Emergências – virtual;
Requisitos: ser maior de 16 anos e preencher um cadastro no site;
Onde: on-line, pelo link https://ensinovirtual.cbm.sc.gov.br;
Período: Entre 1º de setembro a 15 de dezembro de 2021;
Inscrições: gratuitas, pelo site, entre 1º de setembro a 1º de dezembro.