Saneamento: Ligações à rede pública, saiba qual o passo a passo
Técnicos da Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente de Capivari de Baixo orientam os cidadãos que pretendem realizar ligações da sua rede sanitária à rede pública (drenagem), destacando que é preciso seguir um necessário rito burocrático, justamente para que não incorram em crimes ambientais, descartando o efluente direto na rede sem tratamento prévio. Isto é obrigatório até que o sistema de tratamento de esgoto seja implantado nos bairros, uma das metas da atual gestão, algo que não foi nem iniciado nos 29 anos de emancipação político-administrativa do município até aqui.
Um exemplo ocorreu nesta quinta-feira (17), quando uma dessas ligações foi feita pela equipe da Secretaria, com o uso de 23 tubos, após solicitação, no Departamento de Planejamento Urbano, que abriu protocolo e encaminhou o anseio do munícipe ao setor responsável na Obras que, de prontidão, concluiu o serviço.
O secretário da pasta, Adam Dutra Machado, explica que, conforme o Código de Obras, as residências têm que ter tratamento individual com fossa e filtro anaeróbio, para, depois, reivindicar, de maneira formal, ao Planejamento, a ligação à rede. “Com o protocolo aprovado em mãos, o morador vai até a Secretaria e agendamos o trabalho. Neste caso – e geralmente é assim -, tudo ocorreu muito rápido e logo resolvemos a questão deste cidadão residente na rua Paulo Augustinho Pedroso, no bairro Caçador”, destaca Adam.
Importante frisar que é de responsabilidade do requerente a compra dos tubos necessários para a ligação pretendida. O diâmetro pode ser entre 20cm a 40cm.
Adam reforça que este processo de ligações segue impreterível até que o projeto da implantação da rede de esgotamento sanitário e tratamento do efluente seja iniciado, o que poderá ocorrer já nos próximos anos.
Veja fotos e vídeo abaixo: