Boletim Covid: Número de casos ativos cai para apenas 38 em Capivari de Baixo
A vacinação da população de Capivari de Baixo (foram quase seis mil doses aplicadas até agora) vem refletindo em números positivos a cada semana, como aponta o boletim da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (21), pela Vigilância Epidemiológica do município.
A média de óbitos, por exemplo, caiu para um por semana, antes chegava a cinco com picos de seis de média entre março e abril. O mesmo ocorre com a quantidade de infectados ativos – os que seguem em tratamento. Conforme a Secretaria de Saúde da Prefeitura, este dado foi fechado em apenas 38 ontem, e a tendência é de uma redução ainda mais significativa ao longo dos meses de junho e julho, já que o ritmo da imunização das pessoas com algum tipo de comorbidade está dentro do cronograma nacional e estadual, chegando à idade de 40 anos na próxima quinta (27). Em breve, assim que esta fase terminar e alcançar os moradores com comorbidades até 18 anos, possivelmente será iniciada a aplicação em pessoas sem comorbidade com 59 anos e, assim, gradativamente.
O prefeito Dr. Vicente Costa e a vice-prefeita Márcia Roberg (esta já vacinada no grupo de risco dos idosos) calculam que toda a população possa estar protegida com as duas doses contra o novo coronavírus antes do fim deste ano, o que possibilitaria a retomada integral de atividades que podem agregar diversas áreas e envolver ainda mais a comunidade capivariense, como o esporte, turismo, entretenimento e eventos comemorativos alusivos ao Natal, os quais podem resultar em um aumento significativo do movimento no comércio da cidade.
Algumas secretarias que têm maior envolvimento de público, como a Educação, Saúde e Assistência Social poderão, por exemplo, retomar ações coletivas, como jogos escolares, campeonatos, oficinas, caminhadas em grupo e diversos outros projetos que só poderão ser colocados em prática quando não houver mais riscos de contaminação e a pandemia estiver controlada na região, conforme avalia semanalmente a Matriz de Risco da Dive e Secretaria de Estado da Saúde.
Ainda segundo o boletim epidemiológico desta sexta, Capivari de Baixo já está com quase 3,8 mil pessoas curadas (mais precisamente 3.769), dos 3.870 pacientes infectados até aqui – desde março de 2020, quando a doença foi reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desse total de contaminados, 63 perderam a vida. Já foram feitos 18.447 exames sob responsabilidade da Secretaria de Saúde da cidade termelétrica, que tem pouco mais de 25,3 mil habitantes. Não houve óbito nas últimas 24 horas. A equipe da Vigilância Epidemiológica informa que o total de casos suspeitos é de 100 (aguardando resultados) e o de monitorados é de apenas 55 (notificados no Sentinela sem exames).
O uso de máscara em ambientes fechados ou em via pública, a utilização de álcool em gel ou líquido 70% e a manutenção do distanciamento social, obedecendo as diretrizes sanitárias adotadas e aplicadas em Santa Catarina, seguem obrigatórios no município.
Acompanhe os detalhes na imagem abaixo: