Mutirão contra Aedes aegypti atinge quase mil pessoas em Capivari de baixo
O primeiro grande mutirão contra o mosquito Aedes aegypti de Capivari de Baixo levou neste sábado (13) cerca de 60 pessoas, entre profissionais da área de saúde e militares do exército, às ruas de Capivari de Baixo. O grupo, dividido em sete equipes visitou 313 imóveis e atingiu 939 pessoas em três bairros: Centro, Caçador e Três de Maio. Foram distribuídos folhetos com informações sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. As equipes também vistoriaram as residências e orientaram os moradores sobre os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito. Foram coletadas larvas para análise, mas os técnicos acreditam que as mesmas não são do Aedes aegypti. Não houve recusa de nenhum morador de receber as equipes. A ação faz parte da mobilização nacional chamada Zika Zero, do governo federal.
Cada equipe estava composta por quatro soldados, dois agentes de saúde e um agente de endemia. Os grupos foram subdivididos no ginásio municipal Juan Manuel dos Santos, transformado numa central de apoio aos soldados e agentes do município. Neste local ficaram os alimentos e bebidas para os trabalhadores e três pessoas no suporte às demandas das equipes. Técnicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – Dive também estiveram presentes. O trabalho também teve o apoio do grupo de escoteiros Carijós. A ação ocorreu entre 8h e 17h e também incluiu abordagens a pedestres e motoristas na Avenida Osvaldo Pinto da Veiga, via central com maior circulação de veículos e pessoas. “Quero agradecer publicamente a todas as pessoas envolvidas neste mutirão e aos moradores, pelo acolhimento. Porém, o mais importante é que as pessoas, visitadas ou não neste sábado, procurem se informar sobre o mosquito e as doenças por ele transmitidas e tomem todas as medidas em suas residências para evitar que o mosquito se procrie. Isso é uma tarefa coletiva. Precisamos agir juntos para que o resultado seja eficiente”, disse o secretário de Saúde, Adam Dutra Machado.
Segundo tempo
No próximo sábado, 20 de fevereiro, um novo mutirão será realizado em Capivari de Baixo, mais uma vez com a participação do Exército. Os locais a serem visitados ainda serão definidos pela Secretaria de Saúde do município. Durante a semana as visitas às residências continuarão sendo feitas pelas agentes de saúde, respeitando o raio de 300 metros do local onde recentemente foi encontrado um foco do mosquito Aedes aegypti.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação PMCB