Capivari de Baixo desenvolve ações em Dia D de Combate à Aids
Ações de conscientização nas ruas do município marcaram o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta terça-feira , 1º, em Capivari de Baixo, durante o período da manhã. A abordagem a pedestres e motoristas iniciou pouco depois das 8h, em frente ao ginásio Juan Manoel dos Santos, onde ficou estacionada uma viatura da vigilância epidemiológica no auxílio aos trabalhos dos profissionais da saúde.
Neste local foi feita a distribuição de panfletos informativos sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, além de preservativos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
As unidades de saúde do município fazem constantemente este serviço no atendimento às pessoas, inclusive oferece o teste rápido para o diagnóstico de HIV, que leva apenas 15 minutos, necessitando somente de uma gota de sangue da ponta do dedo para fornecer o resultado. Não é necessário jejum prévio, sendo requisitado apenas um documento de identidade original com foto.
Diagnóstico é importante
Segundo o Ministério da Saúde, desde a segunda metade da década de 90 as pesquisas mostram que o tratamento antirretroviral diminui drasticamente a mortalidade por Aids e aumenta a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV.
Calcula-se que aproximadamente 37 milhões de pessoas ao redor do mundo têm HIV, entretanto menos de 20 milhões estão diagnosticadas, 15 milhões estão em tratamento e apenas 11.6 milhões apresentam supressão viral.
O foco para os próximos anos será a testagem de cada vez maior entre as populações mais vulneráveis ao HIV, integrada às estratégias de prevenção combinadas que devem utilizar, além da camisinha, a PEP (profilaxia pós-exposição), a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.