Capivari de Baixo equipa com carros novos, dois programas nos quais é referência estadual

A Prefeitura de Capivari de baixo, através da Secretaria de Saúde do município adquiriu nesta semana dois veículos Fiat Doblò que vão ser destinados a dois programas desenvolvidos pelo poder público, considerados muito importantes no contexto da saúde pública municipal: o Melhor em Casa, também conhecido por Emad (Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar), e o Centro de Atenção Psicossocial- Caps. O veículo destinado ao Melhor em Casa já foi recebido pelo secretário de Saúde Adam Dutra Machado e o outro, do Caps, deve ser entregue nos próximos dias, conforme informação do setor de licitação.

Melhor em Casa

Implantado em 2013, o programa Melhor em Casa consiste no atendimento domiciliar às pessoas enfermas. A equipe é formada por um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, um médico, um fisioterapeuta e um assistente social. Além de prestar todo o atendimento ao enfermo oferece em regime de empréstimo, camas, cadeiras de roda, aparelhos respiratórios, entre outros equipamentos para auxiliar a pessoa na recuperação ou para amenizar os sofrimentos causados pela enfermidade. “O carro próprio nos dá uma condição ainda melhor de prestar o serviço. A Dobló, além de ser mais espaçosa e dar mais conforto à equipe, inclusive facilitando o transporte de equipamentos, é exclusiva do Melhor em Casa, o que nos permitirá fazer uma agenda própria, sem depender de compromissos dos outros, já que o carro usado até agora era dividido com outras equipes da secretaria”, diz a coordenadora da Atenção Básica do município, Dione Medeiros Sena Rosa.

Em Santa Catarina, somente Joinville, Araranguá e Capivari de Baixo têm o Melhor em Casa implantado e o município da Amurel é considerado um modelo de atendimento. Os recursos para manutenção da equipe são do governo federal e do município. Atualmente 98 pessoas recebem atendimento da equipe do Melhor em casa em Capivari de Baixo.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

O Caps é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicose, neuroses graves e demais quadros, e também para pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas residentes no município. Faz atendimentos com equipe multiprofissional e estimula os usuários à integração social e familiar, que recebem também apoio em suas iniciativas de busca da autonomia. Um dos objetivos do Caps é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular e individual, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, praxiterapia, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Este Serviço também tem recebido reconhecimento da sociedade pelo serviço que oferece e a cada dia busca melhoria para um atendimento humanizado e hoje com foco na Rede de Atenção Psicossocial – Raps, que consiste em trabalhar em rede, onde a porta de entrada é a Atenção Básica.

Funciona na Avenida General Mendonça Lima, 589, centro, telefone 3623-5306, das 8h às 17h, sem fechar ao meio- dia. Segundo o coordenador do Caps Manoel Torres Constantino, o novo veículo será de muita importância para Caps e para os usuários do programa.

Sete veículos novos

Com estes dois Doblò, já somam sete o número de veículos novos adquiridos para a Saúde nos últimos três anos, no município.  Foram adquiridos um Uno, para a Dengue; um Palio, para a Vigilância Sanitária; um Palio para o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf); uma Doblò para a Atenção Básica e um Línea para o setor administrativo.

 

  Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação PMCB