Comunidade afrodescendente celebra a memória racial na 23ª edição da Zumbi Afro
Comunidades afrodescendentes de Capivari de Baixo e de municípios vizinhos celebraram ontem, 22 de novembro, a cultura, memória, costumes, religiosidade e outros aspectos da afrodescendência, na 23ª Festa Cultural Zumbi Afro, na igreja São José e salão comunitário do Bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo.
As atividades começaram às 8h, com um café afro, que se estendeu até as 9h30min. As 10h iniciou a missa afro, com a mescla de orações católicas e rituais afros. A missa foi conduzida pelos padres Lino, Aguiar e Ângelo. Diversas autoridades da região estavam presentes, entre as quais o prefeito de Capivari de baixo, Moacir Rabelo da Silva.
Depois do intervalo para o almoço entre às 12h e 14h o evento prosseguiu com um bate papo cultural. Este teve a participação especial de Marcos Canetta, líder comunitário, ativista e defensor da população negra, ex-assessor parlamentar, ex-secretário de cultura e turismo, produtor cultural e funcionário público.
A partir das 14h30min iniciaram apresentações artísticas com o grupo Caxambu e com as pastorais afro. O encerramento aconteceu por volta das 17 horas, com muito pagode.