Capivari de Baixo realiza Conferência Municipal de Assistência Social
Com o objetivo de avaliar e apontar novos rumos sobre as políticas sociais do município, a Secretaria de Assistência Social promove durante o dia de hoje (28), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que iniciou as 8h30min com a abertura e presença do prefeito Moacir Rabelo da Silva e primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lúcia Menezes da Silva e secretários municipais, vereadores, sociedade civil e usuários do sistema Suas.
A conferencista Rúbia dos Santos tratou do tema central do encontro: “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026. Lema – Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”. A conferência acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade e prossegue até as 17h.
O que é Suas
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (Pnas), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a proteção social básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a proteção social especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. O Suas engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.
Confira abaixo a programação no período da tarde:
13h30min – Formação dos grupos e discussão dos subtemas
15h – Apresentação e deliberação sobre as propostas
15h30min – Intervalo
16h – Eleição dos delegados
17h – Encerramento e entrega dos certificados
Departamento de Comunicação