Satc e municípios da Amurel negociam parcerias futuras
O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Capivari de Baixo, Atamir Brunel Alves representando o prefeito Moacir Rabelo da Silva em uma visita que prefeitos e assessores fizeram à Satc, em Criciúma, nessa segunda-feira, 24. “Fomos convidados pela Satc, que tem projeto de expandir sua abrangência, e isso vem ao encontro do projeto que estamos desenvolvendo em parceria com a Fundação Certi e a Codesc, que é a implantação do Parque de Ciência, Tecnologia, Indústria e Inovação em Capivari de Baixo. Quanto mais instituições de credibilidade tivermos como parceiras, maior será nossa possibilidade de acerto”, declarou Atamir. “Na quinta-feira teremos mais uma rodada de conversa com a Fundação Certi e Codesc aqui em Capivari. Os trabalhos estão evoluindo dentro do que foi planejado”, informa Atamir.
Técnicos que atuam no Instituto de Pesquisa da Satc (Ipesatc) realizam um estudo detalhado de alguns municípios da Amurel. A intenção é conhecer quais as demandas que jovens e trabalhadores têm para se qualificarem profissionalmente. Parte desses dados está sendo apresentada aos prefeitos de São Ludgero, Imbituba. Em Braço do Norte e Armazém os dados estão sendo finalizados. “Essa pesquisa foi desenvolvida em parceria com as prefeituras e ouviu alunos das escolas e também os profissionais da indústria. Queremos saber quais são as necessidades dos municípios na área de formação profissional”, ressaltou o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.
Com essas informações na mão, a Satc e as prefeituras vão avaliar a possibilidade de firmar convênios e abrir cursos técnicos nas cidades a partir de 2016. “Os dados vão apontar o caminho, mostrar qual a necessidade de cursos que temos. É preciso dar oportunidade a quem quer aprender, estudar mais”, afirmou o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber.
Conhecendo a escola pela primeira vez, o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, ficou impressionado com a estrutura física e educacional. “Viabilizar parcerias é fundamental, até porque precisamos planejar nossas cidades. Esse é um projeto que deve ser construído em longo prazo”, ponderou. A Satc hoje possui mais de 7 mil alunos, nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, além de cursos de formação rápida dos trabalhadores.
Os municípios da Amurel, a exemplo dos demais do sul catarinense, também perceberam carência de mão de obra, principalmente no setor industrial. “A Satc nos procurou, colocando-se à disposição para ser parceria na questão da qualificação. Sentimos um apagão na mão de obra regional e é preciso capacitar as pessoas”, destacou o prefeito de Braço do Norte, Ademir Matos.
Além da visita à escola, realizada na manhã de ontem (24), os prefeitos, acompanhados de secretários e assessores, também puderam conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina do mundo que realiza eventos em seu interior. Um almoço foi servido aos participantes.
Departamento de Comunicação – com informações da Ascom da Satc