Capivari de Baixo passa a oferecer exames dermatológicos e eletrocardiograma através do Sistema de Telemedicina
Capivari de Baixo passou a oferecer à população a partir desta semana tele–trocardiogramas, procedimentos feitos através do Sistema de Telemedicina de Santa Catarina, sistema criado pelo Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e implantado pela Secretaria de Estado da Saúde. Há 15 dias o município já oferece também exames teledermatológicos (de câncer de pele, hanseníane, psoríase e dermatoses).
O sistema consiste na realização dos exames nas unidades de saúde dos municípios – no caso de Capivari, ocorrem no Posto Central – e o envio do material para a Secretaria de Estado de Saúde através da internet. Os eletrocardiogramas recebem um laudo médico feitos por profissionais do Estado e os exames dermatológicos um diagnóstico. Os resultados são encaminhados ao município. Os laudos dos eletros são avaliados pelo clínico da atenção básica do município que, de acordo com o resultado, encaminhará ou não o paciente ao cardiologista. Nos casos dermatológicos, os diagnósticos servem para organizar os encaminhamentos para os especialistas. “O aparelho contribui para o diagnóstico de câncer de pele, hanseníase, psoríase e outras dermatoses, ainda organiza e prioriza os encaminhamentos para o dermatologista através da classificação de risco, bem como orienta a conduta dos médicos das Estratégias Saúde da Família”, informa a secretária de Saúde do município, Cristina da Silveira. “É um sistema interessante porque agiliza os atendimentos e organiza e reduz a espera”, resume a secretária.
Horários de atendimento
O agendamento dos exames de eletrocardiograma pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, no Posto Central. Já o atendimento é feito nas quartas-feiras, das 13h30min às 16h, nas quintas-feiras, das 8h às 9h, e nas sextas-feiras, das 8h às 9h.
Os agendamentos para exames dermatológicos também devem ser feitos das 8h às 12, de segunda à sexta-feira, menos na terça, quando serão feitos os atendimentos com o uso do dermatoscópio, no período da manhã. A Secretaria de Saúde ainda não estabeleceu um número de atendimentos dermatológicos.
Departamento de Comunicação – decom