Profissionais da saúde estão em campanha visando prevenção de doenças no período do carnaval

 

Profissionais da Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo intensificaram hoje (12) o trabalho que já vem sendo há dias, buscando conscientizar as pessoas a ter atitudes preventivas neste período de carnaval.  Aproveitando a presença da campanha de doação de sangue que acontece hoje no ESF Santa Lúcia, a secretaria instalou uma unidade móvel no local para a distribuição de folhetos educativos sobre várias doenças, e especialmente as sexualmente transmissíveis. A unidade também está capacitada para fazer o teste rápido, que é capaz de detectar se a pessoa está infectada por HIV, hepatites B e C ou sífilis. O teste rápido também poderá ser feito em breve na maioria das unidades de saúde do município.

Segundo o enfermeiro Robson Sampaio Lopes, do ambulatório de infectologia do município, Já foram distribuídos 21 mil preservativos às unidades de saúde de Capivari de Baixo para que a população possa retirá-los. Outros 10 estão em estoque e podem ser distribuídos na medida da necessidade. O material – preservativos e folhetos – são disponibilizados pelo Estado e Ministério da Saúde.

Há uma preocupação muito grande por parte das autoridades de saúde do país quanto ao crescimento de casos de contaminação por HIV e HPV, principalmente entre jovens de até 24 anos.

 

Departamento de Comunicação – Decom