Usuários da Rede Básica de Saúde participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Os usuários da Rede Básica de Saúde de Capivari de Baixo participaram ontem (16) de uma palestra sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção dos cânceres de mama e de colo de útero, prevenção de DST e sobre o uso de preservativo. A orientação faz parte da programação do "Outubro Rosa", que promove a conscientização e combate à doença. A ação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde se estende até o dia 22, quando terá o encerramento com a Caminhada Rosa, com saída da Praça da Bandeira até o Parque Ambiental Tractebel, às 8h.

O câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atingem mulheres no mundo, e faz mais de 1,67 milhão de vítimas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para combater este mal, há cinco anos é celebrado mundialmente o "Outubro Rosa", movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce da enfermidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Em 2013, estima-se que tenham surgido 57.120 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma, que no Sudeste atinge 71 mil pessoas, no Sul 70 mil, no Centro-Oeste 51 mil, e no Nordeste 36 mil. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente 21 mil, ficando apenas atrás do câncer do colo do útero 23 mil.

Quais os sintomas da doença?

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos na axila. Vale lembrar que o autoexame não é confiável, por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico.

Departamento de Comunicação