Palestra marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Como parte das comemorações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado amanhã (21), o Centro de Referência de Assistência Social – Cras, em parceira com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, promoveu na noite de sexta (19) uma belíssima palestra que surpreendeu, encantou e emocionou a todos pela forma de abordar o tema: Pessoa com deficiência: provocativos para um mundo melhor.
O palestrante Mário Cezar da Silveira é arquiteto e encantou ao público com sua história real e exemplos apresentados, de como as pessoas devem rever paradigmas de inclusão.
Mário começou a palestra sentado em uma cadeira de rodas, o que induziu a plateia a acreditar que ele seria deficiente físico, mas no decorrer da sua exposição levantou da cadeira, para a surpresa da maiorias. O arquiteto não tem nenhuma limitação física e sua intervenção serviu exatamente para mostrar que acessibilidade deve ser pensada para além das necessidades de pessoas com deficiência. "A minha filha Carolina me mostrou que mesmo com as nossas limitações, podemos dançar, fazer rafting, rapel, bungee jump, voar de parapente e até saltar de paraqueda", diz o palestrante. O nascimento de sua filha, com deficiência motora por consequência de uma paralisia cerebral o fez mudar seus conceitos sobre o assunto e estudá-lo a fundo.
Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. "Esse dia serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social", destacou o prefeito Moacir Rabelo da Silva.
Em virtude do mau tempo, as atividades que ocorreriam na tarde de sexta (19), em frente ao Ginásio Juan Manoel dos Santos foram transferidas para a próxima sexta-feira (26), a partir das 14h, no mesmo local.