Seminário intersetorial discutiu acessibilidade de pessoas com deficiência em idade escolar
Um encontro realizado nesta sexta (31) de manhã em Capivari de Baixo reuniu profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação, além de representantes de entidades do município que têm relação com a atuação destes três setores. Foi o 1º Seminário Intersetorial sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, promovido pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e Cultura do município. Dentre os objetivos dos órgãos organizadores estão o de promover a difusão do conhecimento a respeito do BPC na Escola; apresentar os resultados da análise dos formulários do BPC na Escola pela equipe do Cras; discutir as principais barreiras para o acesso e permanência na escola de pessoas com deficiência, beneficiárias do programa; e desenvolver uma agenda intersetorial de estratégias conjuntas para a superação de barreiras e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.
A gerente da agência do INSS de Tubarão, Silvana Rufino Vicente foi uma das palestrantes e falou sobre o BPC na perspectiva da seguridade social. Em seguida a psicopedagoga da Secretaria de educação do município, Ana Paula Francisco dos Santos discorreu sobre o BPC e o acesso e permanência na escola. Valdenir Martins dos Santos, coordenador do Cras do município apresentou os resultados da aplicação dos formulários BPC na escola do Ministério do desenvolvimento Social. Por último, o grupo intersetorial tratou de elaborar um relatório de estratégias para inclusão de pessoas com deficiência na escola.
O prefeito Moacir Rabelo e as secretárias Lúcia Menezes da Silva, de Assistência Social, e Márcia Roberg Cargnin, de Educação também estavam presentes no evento, realizado no auditório da Fucap.
Departamento de Comunicação – Decom PMCB