Nível dos rios baixa e traz tranquilidade para a região; equipes seguem de prontidão

A situação das fortes chuvas na região está mais tranquila neste domingo (8) em Capivari de Baixo, mas ainda permanece o estado de alerta. As equipes da Prefeitura de Capivari de Baixo seguem a postos para atuarem em casos de ocorrências e prevenções.

Os níveis do Rio Capivari e do Rio Tubarão baixaram bastante desde a madrugada e estão com boa vazão. No entanto, ainda há previsão de chuvas até esta segunda-feira (9), e de águas descendo de outras regiões. Ainda assim, no momento, não há mais a expectativa de que os rios possam transbordar.

A preocupação segue com alagamentos pontuais e com a possibilidade de deslizamentos por causa dos solos encharcados. A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública vai intensificar os trabalhos de correção das áreas danificadas a partir desta segunda-feira. Durante o fim de semana, as equipes atuaram em ações emergenciais.

Durante a tarde deste domingo, a prefeita Márcia Roberg Cargnin e sua equipe participaram de uma nova reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) na sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, em Tubarão, para discutir ações e receber informações dos monitoramentos realizados pelos órgãos estaduais.

A ponte na avenida Nilton Augusto Sachetti, no bairro Santo André, próximo a Fucap, segue interditada de forma preventiva. A estrutura será reavaliada nesta segunda-feira por engenheiros.

Também permanecem interditadas cinco residências na rua Pedro Paulo Mina, no bairro Santo André. Todos os 23 moradores, de cinco famílias, estão em casas de parentes. Há, ainda, uma pessoa acolhida no abrigo montado no Ceaca. O local chegou a receber outras quatro pessoas, mas elas também decidiram ir para casa de familiares.

As aulas nas escolas municipais e estaduais de Capivari de Baixo estão mantidas normalmente nesta segunda-feira, exceto na EMEB Santo André e CEI Odacir Emitério de Oliveira, ambas no bairro Santo André, que estão suspensas.

Previsão do tempo

Conforme a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil estadual, ao longo da manhã desta segunda-feira, as instabilidades se afastam do estado, mas no Litoral e em áreas próximas a oferta de umidade do oceano para o continente deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores.

Na terça-feira (10), a chuva dá uma trégua e o tempo estabiliza no estado devido a um sistema de alta pressão que influencia as condições meteorológicas.

A quarta-feira (11) inicia com tempo estável em todas as regiões, mas no final da manhã as instabilidades retornam ao estado, com condições para novos temporais, especialmente na metade oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.

Em caso de emergência, entre em contato:

  • 190 – Polícia Militar;
  • 193 – Corpo de Bombeiros;
  • 199 – Defesa Civil;
  • 3623-1622 – Secretaria de Infraestrutura.