Mulheres de Capivari de Baixo participam do encontro regional de agricultoras e pescadoras

Mais de 30 moradoras de Capivari de Baixo participaram, na manhã desta sexta-feira (4), do 22º Encontro Regional de Mulheres Agricultoras e Pescadoras. O evento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em parceria com o Farol Shopping, em Tubarão.

Um ônibus de Capivari de Baixo levou as participantes até o evento. A iniciativa proporcionou uma manhã de entretenimento com palestras e uma apresentação realizada pela comediante Dona Maricotinha. O encontro reuniu cerca de 800 mulheres de toda a região.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin também esteve presente e representou todos os prefeitos da região. Ao falar para o público, ela destacou o trabalho da mulher na lavoura e na pesca, que muitas vezes realiza várias atividades simultaneamente.

“A gente está aqui acabando com aquele estigma de dizer que ‘atrás de um grande homem está uma mulher’. Estamos rompendo barreiras. Hoje, nós temos toda a tranquilidade de estarmos juntos ao lado do homem ou o homem ao lado da mulher. Acho que não existe mais essa separação. A gente cuida da casa, do trabalho, dos filhos. A gente cuida de muito mais coisas e a gente está aqui forte”, afirmou Márcia.

Também acompanharam a comitiva a secretária de Desenvolvimento Social, Tayse Alves, a diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e coordenadora dos grupos organizados do município, Marilene Duarte Cardoso (Dadá), e o extensionista rural da Epagri em Capivari de Baixo, Leonir Funez.

Feira de Produtos Coloniais

A Epagri também está realizando mais uma edição da Feira de Produtos Coloniais. O evento iniciou nessa quinta-feira (3) e segue até domingo (6) no estacionamento térreo do Farol Shopping. Expositores de panificados, pescados, hortifruti, bebidas, artesanato e outros produtos rurais participam da feira.

Duas expositoras representam Capivari de Baixo na feira: Vera Lúcia Borges, do bairro Caçador, e Maria da Graça Francisco Ribeiro, do bairro Vila Flor. Elas cultivam suculentas e cactos e estão comercializando suas plantas no local.