Motoristas do transporte escolar passam por reciclagem em segurança no trabalho

Transportar qualquer passageiro já exige um alto nível de atenção e responsabilidade do motorista. Quando o transporte envolve crianças, o cuidado deve ser muito maior.

Especialistas no assunto defendem que transporte escolar não é para qualquer pessoa e que além de se especializar, a pessoa deve ter algumas características como ser calmo, educado, cuidadoso, pontual, organizado, respeitador, e, principalmente, um profissional técnico e psicologicamente bem preparado para exercer a atividade.

Para ser motorista de transporte escolar existem algumas exigências previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro: o condutor deve ter mais de 21 anos, Carteira de Habilitação D e, no momento do credenciamento, apresentar uma certidão de antecedentes criminais, principalmente sobre homicídio, roubo e corrupção de menores, além de passar por um curso de formação específica.

Além de observar tudo isso, a prefeitura de Capivari de Baixo se preocupa em reciclar os conhecimentos dos motoristas, afinal a legislação não é estática e imutável, e o quadro de motoristas também muda de tempos em tempos.

Visando capacitar e reciclar os atuais motoristas do transporte escolar, a prefeitura, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública promoveu um treinamento com o técnico de segurança do trabalho Maurício Pereira Carneiro, do quadro efetivo da prefeitura.

A atividade ocorreu na sede da Associação de Servidores (Assemcap) nesta sexta-feira (31) no período da manhã.

“Como são profissionais experientes, nosso encontro foi mais uma conversa, uma troca de informações, uma relembrança de técnicas e procedimentos e um alinhamento de conhecimentos para que possamos oferecer o melhor trabalho no transporte dos estudantes, sempre visando à segurança e o bem-estar das crianças, bem como dos servidores envolvidos no transporte”, disse o Maurício.