Junho Violeta: caminhada conscientização e integração marca ação contra a violência à pessoa idosa

Com o intuito de despertar a sociedade para combater a violência contra a pessoa idosa, a administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Grupo dos Idosos e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu neste sábado (15), uma caminhada em alusão ao Junho Violeta.

Os idosos se encontraram na Praça da Bandeira e por volta das 9 horas iniciaram a caminhada percorrendo algumas vias do município com faixas e cartazes expondo as formas de agressão, que geralmente são mais comuns e, divulgando as formas de denunciar. “Tivemos o engajamento de todas as instituições que cuidam dos idosos e temos a certeza que nossa manifestação social vai deixar uma reflexão sobre esse grande problema que é a violência contra nossos idosos”, destaca a coordenadora do grupo de idoso, Marilene Duarte Cardoso.

A secretária de Desenvolvimento Social Adriana da Silva, lembra que a violência contra a pessoa idosa é uma prática frequente em todo o Brasil e que este cenário precisa mudar. Nesse contexto é importante que o poder público intensifique as ações e chame a atenção para este problema. “A violência contra a pessoa idosa conota a fragilidade das relações estabelecidas uma vez que os dados apontam maior prevalência da violência física, psicológica, negligência e patrimonial nas quais o principal autor tem vínculo ou intrafamiliar ou institucional com a vítima”, observa.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado em 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de pandemia e isolamento social.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.